O CEO da Amazon, Andy Jassy, publicou único memorando nesta segunda-feira (dia 16/09) para notificar que os funcionários serão obrigados a ir ao sucursal cinco vezes por semana, encerrando o esquema de home office.
Atualmente, empregados de cargos administrativos estão em esquema híbrido, sendo três dias de labuta presencial e dois dias de labuta ausente. Eles terão até 2 de janeiro de 2025 para se ajustar às novas políticas.
“Antes da pandemia, jamais época vulgar que as pessoas trabalhassem remotamente em dois dias da semana. Isso vai regressar a significar no horizonte — esperamos que as pessoas estejam nos escritórios, exceto por motivos de energia maior”, escreveu Jassy no memorando.
Algumas pessoas poderão haver exceções aprovadas por seus líderes, e os ademais trabalhadores ainda poderão narrar com o labuta ausente em situações especiais: doenças na espécie, emergências em lar, visitas a clientes ou mesmo miséria de único envolvente mais imperturbado para findar projetos.
CEO quer avigorar lavoura da empresa
Segundo o executivo, equipes que trabalham no sucursal têm sido mais colaborativas, conectadas e inovadoras. “Os últimos 15 meses, em que voltamos ao sucursal velo menos três dias por semana, fortaleceram nossa crença a cerca de os benefícios [do trabalho presencial]”, diz o memorando.
Jassy argumenta que estar no mesmo sítio que os colegas socorro a aprender e exercer a lavoura da empresa, salvo regressar processos envolvendo originalidade mais efetivos.
“Queremos actuar porquê a maior startup do globo”, diz o teor. Para o executivo, isso isolado pode ser conseguido com único sensação de premência, decisões rápidas, improvisação e comprometimento — e tudo isso seria mais fácil no sucursal.
A Amazon já teria demonstrado alguma descontentamento com o esquema híbrido, adotado em maio de 2023.
De congraçamento com informações obtidas pela Business Insider, em julho de 2024, a empresa passou a inquirir que os funcionários ficassem entre duas e seis horas no sucursal nos dias de labuta presencial. Segundo a reportagem, alguns empregados batiam matéria, pegavam único cafeeiro e voltavam para o home office.