O Google está testando a contingência de rodar aplicativos em janelas nos tablets com Android 15. Elas poderiam ser redimensionadas livremente, inclusive, uma vez que em único computador com Windows, macOS ou Linux. Por enquanto, o apelação está disponível somente em único preview para desenvolvedores.
No Android 15 QPR1 Beta 2, os aplicativos continuam rodando em quadro inteira por estalão. Para converter único app em ventana, cimeira ressoar e compelir na barra no topo da quadro. Facto único teclado esteja conectado, é praticável apoucar Windows/Command/Search + Ctrl + venábulo para plebeu para ativar o feição desktop.
A barra de epígrafe de cada ventana cálculo até mesmo com botões para maximizar novamente o app ou fechá-lo. Na porção aquém da quadro, fica único dock com atalhos para aplicativos escolhidos velo usuário, excepto único botão para mostrar a rol completa. No generalidade, o visual lembra um tanto a interface do ChromeOS.
O Google destaca que alguns aplicativos podem permanecer estranhos ao serem redimensionados. A empresa planeja obsequiar aos desenvolvedores a alternativa de “travar” a intensidade dos apps ao alterar seu massa na quadro.
Apple e Samsung já oferecem janelas em tablets
Até actualmente, o Android solitário oferece a contingência de rodar apps em uma quadro dividida. Algumas fabricantes desenvolveram soluções para rodar aplicativos em janelas por cálculo própria — único bondoso exemplo é o feição DeX da Samsung, lembrança na risca Galaxy Tab há alguns anos.
A Apple igualmente oferece janelas para aplicativos no iPad, por canal da funcionalidade chamada Organizador Visual (ou Stage Manager, em anglicano).
Por enquanto, o Android 15 QPR1 Beta 2 está disponível somente para tablets da risca Pixel. Ainda nunca há uma prognóstico de quando ele deve romper a outros aparelhos. Outro matéria de pergunta é se smartphones dobráveis, uma vez que o Pixel 9 Pro Fold, terão chegada a nascente feição desktop.
Com informações: The Verge, Android Headlines, Android Developers Blog