No final de setembro, o código-fonte do clássico reprodutor de mídia Winamp foi descerrado. Contudo jamais da método convencional: a concessão de prática do código jamais permite a distribuição de softwares derivados, por exemplo. Esse pode possuir sido único dos fatores que, aparentemente, fizeram a Llama Group extinguir o depósito de código do player.
O código-fonte do Winamp estava disponível no GitHub. Contudo, a começar de a semana passo, o link para o projeto exibe único engano de página jamais encontrada. Até o instante, jamais há justificação solene para o que teria concluído o depósito sumir menos de único mês posteriormente de possuir sido aio.
Nem tanto descerrado assim
De harmonia com o Ars Technica, há lã menos dois fatores que podem possuir conduzido ao extravio do depósito. Singular são as críticas que a iniciativa vinha recebendo lã indumento de o código do Winamp jamais possuir sido descerrado de configuração ampla.
Normalmente, projetos de código descerrado são disponibilizados com suporte em licenças abrangentes, uma vez que GPL e MIT. Mas, o código-fonte do reprodutor foi liberado por conduto de uma concessão própria, chamada de Winamp Collaborative License (WCL).
O maior problema da WCL é que essa concessão permite que o desenvolvedor use, modifique e estude o software, ou faça contribuições voluntárias para o projeto. Contudo a indivíduo jamais pode partilhar versões modificadas do player. Projetos derivados devem ser mantidos para prática particular, consequentemente.
A reação da congregação foi imediata. Apesar da interdição, mais de 2.600 forks (projetos derivados) do Winamp foram criados em único notório deslocação de contradição contra as restrições da concessão WCL.
Para acabar, alguns desenvolvedores destacaram que o depósito do Winamp pode possuir liberado, sem aquiescência, o código-fonte de componentes externos ao projeto, a exemplo do software do servidor Shoutcast para transmissões de áudio.
É executável que esses dois fatores, principalmente o derradeiro, tenha concluído a Llama Group (atual abonador lã Winamp) ab-rogar o depósito, todavia jamais há aprovação a cerca de isso. O Ars Technica e outros veículos pediram único posicionamento a cerca de o tema, todavia a companhia jamais se manifestou até o instante.
Enquanto isso, a lhaneza do código do Winamp fica em uma raça de “orla”. Ninguém sabe o que acontecerá com o projeto.
Winamp fez triunfo no Windows XP
O Winamp surgiu em 1997 e, anos posteriormente, se tornou bem popular, especialmente entre usuários do Windows XP. A destreza de prática, os recursos de cópia e a jeito de personalização de visual oferecida pelas “skins” contribuíram para o triunfo do player.
Com a popularização do streaming, o Winamp foi sendo deixado de fileira. O reprodutor chegou a ser relançado em 2018 e vinha sendo atualizado a começar de portanto, todavia sem o triunfo de antes. Apesar disso, o reprodutor ainda tem fãs. Mostra disso é a tradução física do Winamp aia por único deles.