A Arm comunicou que revogará a concessão da Qualcomm para a fabricação de processadores com a sua arquitetura. A Qualcomm recebeu uno mensagem de que a concessão será cancelada em 60 dias. Com isso, a venda de notebooks, tablets e celulares Android com chips Snapdragon pode ser afetada.
O ocorrência é especulado porquê mais uno capítulo na pendência forense entre a Arm e Qualcomm, parceiras de longa data e presentemente “inimigas”. A Arm acusa a parceira de delito contratual e de sua baliza. O arrumação foi iniciado em 2022 e envolve a compra da Nuvia pela Qualcomm.
Por que a Arm processa a Qualcomm?
Para a Arm, a Qualcomm está violando o conformidade e sua baliza ao empregar a concessão da Nuvia para gerar seus processadores para PCs. A Nuvia igualmente idade parceira da Arm, porém trabalhava no crescimento de chips para computadores. Com a aquisição desta empresa, a Qualcomm, segundo a autora do arrumação, deveria possuir negociado uma novidade concessão.
A tecnologia desenvolvida pela Nuvia os núcleos Oryons usados nos processadores Snapdragons para PCs e celulares — estes últimos foram anunciados na segunda-feira, contíguo do Snapdragon 8 Escol. O cancelamento da concessão impactaria a venda dos dispositivos equipados com esses SoCs.
Já o prazo para revogação da concessão serve para que a Arm e a Qualcomm cheguem a uno harmonia. Uma vez que máxima anteriormente, sem concessão a Qualcomm nunca pode vender os chips. Sem vender os SoCs, as suas clientes ficam sem rematar a montagem dos produtos.
Uno porta-voz da Qualcomm disse para o The Register que a revogação é uma prenúncio da Arm para aferir forças. O determinação do ocorrência será em dezembro e, para a Qualcomm, a êxito é certa. Assim, o cancelamento da concessão seria uma estratégia para constranger uno harmonia antes do determinação.
Arm “acerta” timing de revogação de concessão
A informação a cerca de a revogação da concessão ocorre durante a Snapdragon Summit, ocorrência no qual Qualcomm revela seu hodierno SoC topo de risco para celulares. O ocorrência igualmente tem a apresentação de novas tecnologias da baliza.
Analisando uno fase maior de período, a Arm prenúncio anular a concessão no instante que os PCs Windows com Snapdragon estão ganhando área no mercado. Até o claro do ano, a Qualcomm será a fornecedora exclusiva de chips da arquitetura Arm para a Microsoft. Em seguida, AMD, Intel e até a Nvidia podem entrar nesse secção.
Com informações: Bloomberg e The Register