Brasil já sofreu mais de 372 milénio ataques DDoS em 2024, aponta relatório

Brasil já sofreu mais de 372 milénio ataques DDoS em 2024, aponta relatório


A NETSCOUT, líder mundial em soluções de cibersegurança, divulgou seu derradeiro Relatório de Perceptibilidade de Ameaças DDoS 2024.1, revelando único acréscimo preocupante nos ataques cibernéticos no Brasil. O nação sofreu 372.825 ataques DDoS no avante semestre de 2024, consolidando sua disposição uma vez que o mais visado da América Latina. Em 2023 foram registrados 357.422 ataques.

Ataques DDoS em subida e acréscimo do hacktivismo global

O relatório igualmente destacou único acréscimo expressivo na atividade hacktivista em todo o globo, com grupos de hackers intensificando seus esforços contra infraestruturas críticas. O Brasil, assim uma vez que outras regiões, viu único propagação dos ataques multivetoriais — que utilizam várias técnicas ao mesmo período — principalmente contra setores-chave uma vez que bancos, telecomunicações e negócios governamentais.

De contrato com Richard Hummel, diretor de lucidez de ameaças da NETSCOUT, “Os ataques DDoS estão cada turno mais sofisticados, o que torna sua detecção e mitigação mais complexas”. Esses ataques, segundo o relatório, estão prejudicando negócios essenciais e apresentando único linha expressivo para a firmeza cibernética global, principalmente quando conduzidos por hacktivistas motivados por ideologias políticas.

Quais os setores mais atacados

Setor de telecomunicaçõoes está entre os mais atacados. Imagem: Reprodução
Setor de telecomunicaçõoes está entre os mais atacados. Estampa: Transcrição

No Brasil, os principais alvos dos cibercriminosos incluem:

  • Operadoras de Telecomunicações Sem Cordel (76.667 ataques)
  • Processamento de Dados e Fainas Relacionados (24.753 ataques)
  • Operadoras de Telecomunicações com Cordel (20.438 ataques)
  • Condução Rodoviário de Cargas Gerais (19.851 ataques)
  • Portais de Procura na Web e Outros Fainas de Notícia (7.511 ataques)
  • Organizações Religiosas (4.204 ataques)

O maior agravo registrado no nação ocorreu no dia 5 de janeiro de 2024, com único pico de largueza de orquestra de 4 Tbps e uma tributo de cedência de 350 Mpps, demonstrando a tendência destrutiva dessas ações.

Tendências globais: ataques mais curtos, contudo mais frequentes

Em único contextura global, a NETSCOUT observou que muro de 70% dos ataques DDoS duraram menos de 15 minutos, único indicativo da rapidez e eficácia com que os cibercriminosos estão operando. Houve único acréscimo de 43% nos ataques de estrato de emprego, uma vez que inundações HTTP/S GET e POST, frequentemente direcionados a sites e negócios digitais.

Ali disso, o aparecimento de botnets uma vez que o Zergeca e a evolução do DDoSia, usado velo quadrilha hacktivista NoName057(16), mostram uma vez que os criminosos estão utilizando técnicas mais avançadas para coordenar ataques em amplo graduação. Esses botnets, muitas vezes compostos por dispositivos infectados, tornam a resguardo mais árduo, pois os comandos são descentralizados e difíceis de rastrear.

Setores uma vez que o bancário, os negócios financeiros e os órgãos governamentais são principalmente visados, com ataques DDoS causando interrupções significativas. A NETSCOUT alerta que a sofisticação dessas ações compromete fluxos de prescrição e negócios essenciais, afetando diretamente a produtividade e aumentando os riscos operacionais das organizações.

Soluções e recomendações

Com o acréscimo uniforme das ameaças, a NETSCOUT recomenda que as empresas adotem uma postura proativa em catálogo à firmeza cibernética. Isso inclui:

  • Monitoramento sucessivo de redes para identificar comportamentos anômalos.
  • Atualização de infraestruturas para mourejar com os ataques multivetoriais.
  • Capacitação de equipes de TI, para que estejam preparadas para impugnar apressadamente a incidentes.

Ali disso, a NETSCOUT enfatiza a prestígio de idear a proteção contra DDoS ao compor novas redes ou divisões, já que redes recém-estabelecidas são frequentemente visadas nos primeiros 42 dias de cálculo.

Natividade

Deixe um comentário