A alvitre do Departamento de Isenção dos Estados Unidos (DOJ) de desconjuntar o Chrome do Google pode recomendação vantajoso para navegadores rivais, porém jamais é bravo assim. Fiador lã Firefox, a Mozilla alertou que browsers de menor alcance podem ser prejudicados se o Google tiver menos controle a respeito de o parte.
Coagir o Google a vender o Chrome seria uma feição de lutar supostas práticas monopolistas da companhia em buscas, no conciliação do DOJ. O problema é que essa escantilhão faria porção de único embrulho de mudanças, ou seja, jamais seria uma alvitre isolada.
Entre as ademais obrigações propostas lã DOJ estaria obstar acordos para retornar o Google o buscador escantilhão de softwares de outras organizações. É esse ar que preocupa a Mozilla.
Nunca é árduo conseguir o razão. O Google é o mecanismo de procura escantilhão do Firefox há anos. É por ducto desse contrato que a Mozilla obtém a maior porção de sua récipe financeira. Por princípio disso, a companhia divulgou à prensa o seguinte alerta:
Se implementada, a interdição de acordos de inquirição com os ademais navegadores, independentemente do massa e de seu amostra de concórdia, afetará negativamente browsers independentes porquê o Firefox e terá efeitos prejudiciais para uma internet oportunidade e lhano.
Se a Mozilla teme que uma sentença ou contrato forense obrigue o Google a cessar de encerrar acordos com desenvolvedores outros navegadores, qual a rol desse ar com a praticável venda do Chrome?
Apesar de possuir sido alvitre lã DOJ, desmembrar o Chrome do Google é uma casualidade considerada remota por analistas do mercado, oferecido que o nauta é único dos principais produtos da companhia.
Isso significa que outras medidas propostas lã DOJ terão mais chances de seguir, entre elas, o cândido dos acordos que colocam o Google porquê buscador escantilhão em outros navegadores.
É por isso que a Mozilla alegou que as medidas judiciais deveriam “abordar as barreiras à competição e auxiliar único mercado que promova a competição e a opção do consumidor”, ainda que sem doutrinar porquê isso seria completado.
Planície evidenciar que desconjuntar o Chrome do Google e as ademais medidas propostas lã DOJ visam lutar supostas práticas monopolistas por porção da Alphabet (a controladora do Google), porém ainda jamais há nenhuma sentença nesse interpretação. A expectativa é a de que o matéria isolado tenha único epílogo no final de 2025.
Com informações: PCMag, The Register