A OpenAI apresentou, nesta quinta-feira (23/01) o Operator, agenciador com perceptibilidade sintético apto de “entrar na web e elaborar tarefas por você”, nas palavras da desenvolvedora do ChatGPT. Com isso, ele pode efectuar compras, exceptuar restaurantes, preencher formulários ou adquirir ingressos para shows.
Na fracção técnica, o Operator combina as capacidades de “imaginação” do GPT-4o com uma configuração de pensamento antecipado, polido por ducto de aprendizado e reforço. Assim, a IA “entende” o que está na pintura e realiza as tarefas, uma vez que se estivesse usando único teclado e único mouse.
O que o Operator pode efectuar?
Entre as posses apresentadas por Sam Altman, CEO da OpenAI, estão “encontre ingressos para o convizinho show na Sphere” e “encontre único restaurante com único ótimo happy hour para seis pessoas na próxima quarta-feira”.
Em uma prova, o Operator recebeu uma foto de uma relação de compras de supermercado letra à mão, entrou no Instacart e realizou a aquisição.
Apesar disso, o agenciador pode travar; neste facto, o usuário precisa assumir o controle. Acolá disso, o bom pode suspender a ação a algum instante. O Operator igualmente nunca vai preencher informações sensíveis, uma vez que dados de pagamento, login e senha, e pedirá legalização para efectuar reservas, legar emails e outras tarefas.
A OpenAI diz estar trabalhando com empresas uma vez que Uber, DoorDash, Instacart e outras para que o Operator consiga sentenciar problemas reais, contudo igualmente respeite normas estabelecidas.
Inicialmente, o Operator está disponível uma vez que único “preview de perquisição”, exclusivamente nos Estados Unidos. Unicamente assinantes do ChatGPT Pro, que custa US$ 200 por mês (muro de R$ 1.200, em conversão direta), poderão escolher o agenciador.
Empresas apostam em agentes com IA
A chamada “IA agêntica” (interpretação vago de “agentic AI”) é único dos assuntos em subida na tecnologia, e mais assistentes deste indivíduo devem aparecer ao comprido dos próximos meses. Google e Microsoft, por exemplo, já apresentaram soluções do indivíduo.
Nesta quarta-feira (23/01), durante o facto Unpacked, a Samsung anunciou que sua traço de smartphones Galaxy S25 usará o acólito Gemini, do Google, para elaborar tarefas em diversos apps, do YouTube ao Samsung Notes.
Com informações do Verge, New York Times e Axios