Súmula
- A Anatel e a Polícia Social de São Paulo apreenderam uma antena clandestina usada para fraudes atalho SMS na Zona Meridional da imprescindível.
- Os criminosos criaram uma operadora falsa para discursar mensagens fraudulentas, interferindo nas redes de grandes operadoras.
- Levante é o terceiro facto em seis meses envolvendo equipamentos que simulam redes de operadoras na Amplo São Paulo.
Os golpes por SMS parecem que jamais acabam não, e os criminosos estão cada turno mais espertos para abarbar mais vítimas. Fiscais da Anatel, em bloco com agentes da Polícia Social de São Paulo, apreenderam equipamentos utilizados para inventar uma rede de celular clandestina apto de discursar de mensagens a celulares na província.
A cômputo ocorreu na quinta-feira (23/01), com parabéns de mandado de procura e mortificação em único apartamento chegado à Marginal Pinheiros, na Zona Meridional da cidade de São Paulo. A Anatel relata que as investigações foram iniciadas há murado de 20 dias, posteriormente a oposição de uma espaçoso operadora por interferências na rede.
O lida de perceptibilidade da Anatel utilizou monitoramento espectral, drones e drive-test para identificar a natividade emissora da interferência. Depois a localização, foi-se enviado o mandado de procura e mortificação para chegada ao imoto. Os equipamentos clandestinos foram apreendidos e seguirão para perícia técnica.
Porquê funciona o galanteio da falsa antena de celular?
No sítio, foi encontrada uma época rádio-base (ERB) falsa, que emite vestígio de celular ilegal, concorrendo com as frequências de operadoras uma vez que Meta, TIM e Vivo.
Os celulares que passavam na província da se conectavam momentaneamente nessa antena e recebiam as SMSs de golpes salvo das redes das grandes operadoras. As mensagens enviadas continham único link, com sites que roubavam dados de contas bancárias e cartões de confiança das vítimas.
Essa jamais é a primeira turno que a Anatel apreende equipamentos que simulam a rede de uma operadora de celular com objetivo de discursar SMS de golpes: de entendimento com a filial, esse é o terceiro incidente na Amplo São Paulo em pouco mais de seis meses. Em julho de 2024, a polícia apreendeu o “viatura do galanteio”, que percorria vias congestionadas na cidade para atirar mensagens fraudulentas.
Lá dos crimes relacionados aos golpes bancários, a utilização de equipamentos de rede clandestinos e sem certificação da filial é proibida e passível de autuação e coima. Igualmente é violação sustentar atividade de telecomunicações clandestinas.